
Estima-se que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) atinja, atualmente, mais de 4 milhões de pessoas no Brasil, e a inclusão de pessoas com TEA ainda é um desafio para pais e educadores. As escolas têm enfrentado dificuldade em lidar com alunos autistas, algumas chegam a buscar a expulsão por comportamentos agressivos, enquanto a maioria nem aceita a matrícula de crianças com esta deficiência
A Especialista em Intervenção Precoce do Autismo pelo CBI of Miami (Child Behavior Institute), Amanda Ribeiro, explica que a inclusão escolar da criança com deficiência é lei há muitos anos, mesmo assim, a maioria das escolas ainda não está capacitada para lidar, prevenir as crises que podem ser causadas por conta de excesso de estímulos, por hipersensibilidade visual e auditiva ou a quebra de rotina, e assim contribuir com o desenvolvimento do autista.
Amanda diz que os estabelecimentos precisam treinar seus educadores para conhecerem melhor as crianças, os meios de aprendizagem e as limitações causadas pelo autismo. Para ela, a formação dos professores para lidar com essas crianças não é mais uma escolha, mas uma necessidade. “Hoje, 1 em cada 44* crianças está dentro do TEA, e esse número deve aumentar, devido à maior eficácia dos diagnósticos. No Brasil, estima-se que há mais de 4 milhões de pessoas com TEA, mais de 400 mil somente no Estado de São Paulo”, acrescenta.
A especialista reforça que conhecer bem o transtorno e suas nuances é o melhor caminho para incluir as crianças e, assim, garantir que elas se desenvolvam plenamente. “Algumas técnicas são fundamentais para evitar crises que desestabilizem a criança, como o estabelecimento de rotina, a previsibilidade, e o reforço positivo, só para citar dois exemplos. Mas é importante frisar que há muitas técnicas baseadas em terapia comportamental são simples de serem adotadas e garantem uma convivência harmoniosa nas escolas regulares”, afirma.
*Segundo relatório do CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenção), publicado (2.dez.2021)
Pensando nisso, a Incluir desenvolveu treinamento exclusivo para ajudar a sua escola a se adequar as leis, a incluírem corretamente crianças com TEA e auxiliar os professores nessa jornada de forma a contribuir com o desenvolvimento do autista.
#nãoexisteinclusãosemcapacitação

Amanda Ribeiro
Diretora da Incluir
Colunista de Acessibilidade e Inclusão
comercial@empresaamigadoautista.com.br
www.empresaamigadoautista.com.br